Meu Perfil

O profissional Daniel Ramallo, desde a sua infância já sonhava em ser um bom médico. Um sonho carregado de dedicação, abdicação e esforço. Se dedicou ao máximo nos estudos para atender seus pacientes com humanização, integralidade e o máximo que as ciências médicas podem prover de benefício ao paciente.

Para atingir o objetivo, fez duas faculdades. Primeiro se graduou em Fisioterapia com ótimo aproveitamento acadêmico.

Logo em seguida, ingressou na Faculdade de Medicina recebendo o título com louvor, sendo premiado orador de turma e nota final de graduação 8.0.

Durante a faculdade de Medicina (ao mesmo tempo), fez sua primeira especialização em Biomecânica Humana na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Poucos profissionais possuem o domínio dessa área do conhecimento humano. Área essa, fundamental para os melhores resultados cirúrgicos, planejamento terapêutico e entendimento das lesões. Recebeu o título dia 25 de julho de 2006 com trabalho acadêmico ficando em 2º lugar no congresso nacional.

Sempre na busca da excelência acadêmica, foi aprovado no concurso de residência médica do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO). Renomada instituição, uma das mais robustas em ensino teórico e prático em ortopedia do país. Foram três anos fantásticos, de muito aprendizado e conhecimento adquirido. Recebeu os seguintes títulos em ortopedia:

  • Membro titular Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
  • Título de especialista pela Associação Médica Brasileira (AMB)

Já ortopedista, continuou seu treinamento mediante novo concurso para o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO). Foi aprovado para especialização em cirurgia do trauma ortopédico e reconstrução articular complexa. Recebeu o titulo de especialista pela Sociedade Brasileira do Trauma Ortopédico (SBTO) se tornando um dos poucos especialistas na área.

Seu ótimo desempenho no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, possibilitou convite para estudo no exterior. Permaneceu em 2014 nos Estados Unidos da América, fazendo imersão em técnicas de reconstrução das articulações. Harborview Medical Center em Seattle, é referência em cirurgias ortopédicas de alta complexidade e foi muito proveitoso todo período de estudo.

Retornando ao Brasil, foi aprovado na primeira turma de mestrado do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO). Defendeu em sessão pública sua tese em 2016 sendo aprovado sem ressalvas.

Histórico Profissional

Clique sobre os títulos para mais detalhes

Foi muito gratificante todo período de construção de uma equipe técnica altamente qualificada. Foram quase 5 anos de muito trabalho e dedicação. Tivemos muitas conquistas. Os pacientes se beneficiaram de fluxos assertivos, técnicas cirúrgicas de vanguarda, reabilitação precoce, atendimento humanizado e individualizado. Olhando para trás, tenho muito orgulho do legado deixado.

Retribuir todo conhecimento adquirido era necessário. Criei o programa de residência médica em ortopedia e traumatologia do Copa D’or quase que como uma retribuição por todos que me ensinaram e me ajudaram na vida profissional. Ensinar é um presente, poder compartilhar o que aprendemos é essencial para que a especialidade evolua. Nosso método de ensino permanece até hoje ensinando jovens médicos que desejam se tornar grandes ortopedistas. Gratidão em poder contribuir com a formação profissional de qualidade, ética deixando um fluxo de ensino que permanece até hoje.

Foram 5 anos de muito trabalho e muita dedicação. Consegui colocar em prática gestão estratégica e composição de equipe. Adotamos uma visão de qualidade máxima centralizada no atendimento ao paciente. Com uma visão humanizada da medicina e muito trabalho consegui números e feitos de grande expressão.

Fundei a residência médica de ortopedia, curso de 3 anos que forma especialistas até hoje. Fizemos o meeting de trauma, grande encontro de especialistas que trouxe ortopedistas de 5 estados e da Colômbia para discutir casos e trocar experiência. O evento colocou o hospital no cenário da educação de alto nível e teve a participação de 112 congressistas em um grande hotel do Rio de Janeiro.

Deixei a coordenação do hospital tendo formado equipe de alto nível em 3 clinicas da rede. Melhorei a qualidade do atendimento na emergência com fluxos e protocolos mais assertivos. Tivemos demanda recorde e histórica no hospital. Pacientes a procura de atendimento diferenciado e de qualidade passaram a ter o serviço como referência de boa prática médica. Deixamos um legado educacional.

A história com o Copa D´or foi incrível. Uma nobre instituição que tenho muito carinho e respeito. Fico feliz em ter deixado um modelo de atendimento humanizado e condutas médicas que persistem até hoje.

O ano de 2017 foi muito marcante. Assumimos o departamento com grandes deficiências e dificuldades. Conseguimos organizar as escalas, otimizamos a produção do centro cirúrgico e deixamos números muito expressivos. Melhoramos tecnicamente as sessões clinicas. Ajudamos a população com cirurgias rápidas e resolutivas. Publicamos 5 artigos científicos naquele ano, dividimos nosso conhecimento. Formamos 2 especialistas em cirurgia do trauma de complexidade. Um ano de grandes desafios, mas que trouxe grandes alegrias. Marcado para sempre no meu coração.

Uma honra poder gerenciar o serviço de ortopedia do Hospital São Lucas. Montei uma equipe dividida por subespecialidades da ortopedia, com profissionais renomados no Brasil e no exterior. Tenho muito orgulho do grupo que formamos. Temos nossas sessões cientificas mensais em que discutimos casos interessantes e trocamos experiências com colegas do Brasil e do exterior. Temos hoje um grupo seleto da ortopedia, buscamos a excelência e sempre estamos evoluindo.

A expertise de anos gerenciando equipes médicas de alta performance no setor público e privado de saúde levou ao nascimento em 2021 das duas empresas.

A Ortoprime voltada para assistência médica em grandes ambientes corporativos. Nesta primeira, temos como missão gerenciar equipes aumentando performance, melhorando processos e com estratégias de avanço e ganho de market share. Sempre com o paciente no centro de atenção. implementamos uma gestão com foco em espiritualidade, formação de lideranças e qualidade máxima. Estabelecemos fluxos e contrafluxos e parcerias de crescimento conjunto.

A Orthoconstellation nasce com o propósito de melhorar e inovar o ensino médico. Investimos em tecnologia de ponta e grandes profissionais do mercado para transformar a carreira do profissional médico. Utilizamos metodologia soft e hard skill. Aceleramos o processo de amadurecimento técnico e psicológico. Nosso Hub de educação possui diversos braços de atuação. Podemos citar:

  • Treinamento em cirurgias complexas em cadáver fresco
  • Mentorias personalizadas
  • Pós-graduação em medicina do esporte
  • Canal youtube (Orthoconstellation)
  • Podcast na plataforma Spotify (Ortho.constellation)
  • Vendas online de cursos de complexidade
  • Aulas Metaverso

Nos últimos 10 anos venho atuando não só na assistência, mas também na gestão de equipes de alta performance. Trabalho com foco no incremento monetário as custas de melhora técnica, ajuste de fluxos, conversão de indicadores e fomento de lideranças regionais por área. Trabalhamos a espiritualidade e senso de equipe produzindo resultados surpreendentes. Dentro desse contexto, passei a investir em gestão como foco de interesse para melhorar ainda mais os serviços prestados.